Internação Voluntária

A decisão de buscar ajuda para a dependência química é um ato de coragem. A internação voluntária permite que a própria pessoa reconheça a necessidade de tratamento e escolha dar um novo rumo à sua vida. Em nossas clínicas, oferecemos um ambiente seguro, acolhedor e estruturado para garantir que cada paciente receba o suporte necessário durante o processo de recuperação. Contamos com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas, nutricionistas, coach e profissionais especializados no tratamento da dependência química.

Internação Involuntária

A dependência química pode levar a situações extremas, colocando em risco a vida da pessoa e de quem está ao seu redor. Quando o dependente não reconhece a necessidade de tratamento e se recusa a buscar ajuda, a internação involuntária pode ser uma alternativa necessária para preservar sua saúde e segurança. O objetivo da internação involuntária não é punir ou privar o indivíduo de sua liberdade, mas sim oferecer uma oportunidade real de reabilitação, especialmente quando todas as tentativas de diálogo e ajuda voluntária não surtiram efeito. Com o suporte de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos e terapeutas, o paciente pode iniciar um processo de desintoxicação e reabilitação, recuperando sua saúde, dignidade e capacidade de tomar decisões conscientes sobre sua própria vida.

Internação Compulsória

A dependência química pode levar a um estado crítico, em que a pessoa perde totalmente o controle sobre sua vida e se recusa a buscar tratamento. Em casos extremos, quando há grave risco à saúde e à segurança do dependente e de terceiros, a internação compulsória pode ser determinada pela Justiça como uma medida para salvar vidas. Prevista na legislação brasileira, a internação compulsória é baseada em laudos médicos que comprovam a necessidade urgente do tratamento. Ela tem como objetivo principal salvar vidas, garantindo que o dependente receba os cuidados adequados em um ambiente controlado e seguro. Durante esse período, ele passa por um processo de desintoxicação e reabilitação, com acompanhamento de profissionais especializados que trabalham para sua recuperação e reintegração social.